IPVA 2020: Saiba Como Consultar o Valor e Ainda Como Pagar em até 12 vezes no cartão de crédito.


2020 Chegou! E com ele o IPVA 2020! Veja como consultar o valor dele e também, caso precise, como parcelar esse imposto em até 12 (doze) vezes se você é do Estado de São Paulo!

Em 2020, as pessoas que possuem veículos não irão receber a tão indesejada carta da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com os valores referente ao imposto devido.

Então, tenha em mãos o RENAVAM e a placa do veículo que você deseja consultar o valor do IPVA 2020 e clique no link abaixo que o levará direto ao Portal da Fazenda!

Consultar Valor do IPVA 2020:

CLIQUE AQUI

(https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx)

Já em relação ao  PARCELAMENTO  do imposto, vejamos:

Normalmente, esse imposto pode ser parcelado em até 03 (três) vezes, diretamente com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Porém, para muitos brasileiros, ficava praticamente impossível arcar com o pagamento desse imposto sem que tal lhe prejudicasse o pagamento de outras contas que também chegam em janeiro, dentre elas o IPTU, matrículas escolares, materiais escolares, aumentos dos planos de saúde e até a fatura do cartão de crédito, que fez a alegria do pessoal no Natal mas que no começo do ano cobra o preço disso!

Não sabemos se por conta disso ou não, mas o fato é que o Estado de São Paulo editou a Resolução SF 130/2018, que possibilita ao contribuinte efetuar o pagamento de débitos relacionados a veículos (IPVA, multa de trânsito e taxas, desde que não inscritos em dívida ativa) por meio de cartão de crédito ou débito, à vista ou de forma parceladada.

Essa facilidade, que foi implementada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado, foi disponibilizada aos contribuintes por meio de um convênio com duas operadoras financeiras para realizarem esse parcelamento no cartão de crédito ou no crediário!

Isso mesmo, você não está lendo errado! No crediário também!

E isso pode ser feito para qualquer carro, inclusive carros de luxo, como uma Mercedes Benz, por exemplo!

Conforme dito acima, apenas a título de validação da informação, a resolução SF nº 130/2018 foi publicada na edição do dia 17 de dezembro de 2018 do Diário Oficial do Estado.

As empresas credenciadas emitirão dois comprovantes: o da transação do crédito e da quitação do débito.

Mas, infelizmente, as empresas credenciadas terão autonomia para definir o número de parcelas e o valor dos juros que será cobrado dos contribuintes.

E Como Você Faz Para Parcelar o seu IPVA 2020?

Os interessados devem comparecer a um dos endereços de atendimento das credenciadas – as empresas Fintech Taki e PinPag – com o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e realizar o pagamento do imposto por meio das máquinas de POS (Ponto de Venda, do inglês “point of sale”).

O endereço em Bauru/SP, da TAKI é:

Consiga Cred - Rua Antônio Alves, 11-11, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h as 18h.

Se você está em outra cidade, CLIQUE AQUI para consultar os endereços da TAKI.

Abaixo, os endereços da PinPag de Bauru:

parcelar ipva 2020 sp

 

Esses endereços foram obtidos através do site da Pin Pag!

Após o pagamento presencial, os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao cofre do governo de forma imediata e o cidadão recebe dois comprovantes: o da transação do crédito e da quitação do débito de IPVA.

É Possível Fazer o Parcelamento do IPVA 2020 Pela Internet?

Não e sim!

Tanto na Pin Pag quanto a Fintech Taki existe a necessidade do interessado se dirigir a um dos “pontos de atendimento deles”, com o RENAVAM do veículo que terá o ipva parcelado, motivo do não.

Já em relação ao SIM, dito acima, um APP promete realizar o parcelamento do seu IPVA 2020 em até 12x no cartão de crédito, pela internet!

Essa é a proposta da Helpay! Ser mais que um portal de pagamento!

O objetivo principal deles é facilitar os processos burocráticos e recriar um modelo de negócio que tem muito a oferecer.

A Helpay chegou ao mercado de despachantes com a proposta de renovar um modelo de serviço desgastado pelo tempo. Os despachantes por sua vez, encontraram um meio de formar nova demanda para os serviços que oferecem, com o apoio da tecnologia.

Assim nasceu a parceria entre os despachantes e a Helpay.

Os mesmos serviços, como a quitação dos débitos veiculares, que eram feitos pelo despachante físico, passam agora a atender o consumidor no ambiente digital, dentro de uma plataforma intuitiva e segura.

 Na Helpay, segundo informações no site deles, o contribuinte poderá consultar os débitos do veículo (fizemos esse teste e é super simples e rápido), realizar o pagamento em até 12x no cartão de crédito e receber o documento em suas mãos, onde você estiver!

Ah, vale lembrar que eles também estão cadastrando parceiros, então se você é despachante e tem interesse, clique aqui!

E aí!? Se interessou por parcelar o seu IPVA 2020 com a Helpay? Você pode baixar o app deles no seu Iphone ou no seu Android!

Qual é o prazo para você realizar o pagamento do seu IPVA 2020?

Cada final de placa de veículo possui um dia específico para pagamento à vista, com 3% de desconto, ou pagamento da primeira de três parcelas, sem desconto, conforme imagem abaixo.

vencimento ipva 2020 sp

Calendário do pagamento do IPVA em São Paulo — Foto: BauruNaNet.Com/Reprodução

Mas você também poderá realizar o pagamento do seu IPVA até o mês de licenciamento do seu veículo, obviamente, serão computados juros mensais e correção monetária sobre o débito, que será atualizado mensalmente pela secretaria da fazenda do estado de são Paulo.

E se você deixar para depois, você ainda poderá parcelar esses débitos de IPVA e demais taxas devidas junto aos aplicativos citados acima?

A resposta é SIM, desde que esses débitos não sejam inscritos na dívida ativa!

 

Dúvidas Mais Frequentes das Pessoas, Segundo a Pin Pag:

Quais são as formas de pagamento aceitas pela Pin Pag em seus “correspondentes”?

Segundo a Pin Pag, o contribuinte pode pagar seus débitos à vista ou em até 12x com cartão de crédito ou entre 3x até 12x no crediário com boleto bancário.

Já no crediário com boleto bancário, somente débitos acima de R$ 300,00.

É necessário que tenha em mãos o número do RENAVAM do seu veículo para que eles possam buscar seus débitos atualizados.

Você será atendido por um despachante homologado pela PinPag, a maior rede de despachantes do Brasil, e poderá optar pela entrega em mãos no endereço que escolher ou retirar diretamente no despachante.

Em quanto tempo seus débitos são pagos?

Segundo a Pin Pag, para os pedidos aprovados em dia útil, até as 17 horas do mesmo dia. Após as 17 horas, no dia útil seguinte e o despachante entregará seu comprovante de quitação dos débitos junto com o documento do veículo.

Qual o prazo para entrega do documento?

O prazo para emissão do documento é de até 2 dias úteis após a aprovação da transação.

É segura a entrega pelo despachante?

Segundo a PinPag, ela atua a mais de 20 anos no segmento de despachantes, fornecendo soluções em meios de pagamento e possui uma rede com mais de 3.000 despachantes homologados, ou seja, que fazem diariamente o parcelamento dos débitos em seus escritórios.

Como funciona o site Web Despachantes?

Com o lançamento da WEB Despachantes os clientes da internet são direcionados de forma equitativa entre os despachantes homologados pela PinPag em seu município e você também pode escolher o despachante de sua preferência ou mais próximo, caso queira retirar pessoalmente o seu documento.

Os despachantes recebem da WEB Despachantes um valor de honorário preestabelecido para o serviço de licenciamento, emissão de documento e entrega do documento.

Assim você não precisa se preocupar, pois quando você parcela os valores apresentados já está tudo incluso.

Caso o seu veículo possua alguma restrição para emissão do documento, como por exemplo a falta de transferência, o despachante entrará em contato para informar o motivo e você poderá fazer o serviço extra diretamente com o despachante.

Quando você faz o pedido, a WEB Despachante seleciona um dos despachantes homologados no seu município para ser o responsável pela emissão e entrega do documento.

E reforça que, você pode optar por retirar o documento no despachante ou que seja entregue no endereço de sua preferência.

Por fim, ela alerta e nós também que, antes de fazer pagamentos pela Internet ou Aplicativos, verifique se a empresa possui o credenciamento junto ao DENATRAN e evite os riscos de fraude ou problemas com os pagamentos de seus débitos.

E aí! Curtiu o conteúdo? Achou útil? Então compartilhe e nos ajude a alcançar mais pessoas!

 

Fontes:

Site do Estado de São Paulo

Portal da Fazenda do Estado de São Paulo

Site da Pin Pag

Site da Taki

Site da Web Despachantes

Site da Helpay

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

Anuncie