A Importância do Bom Atendimento


Se a propaganda é a alma do negócio, o atendimento ao cliente é o corpo. Em um mercado cada vez mais competitivo e fragmentado, ofertar ao cliente um serviço ou produto de qualidade não é mais suficiente para manter-se como uma empresa diferenciada. 

A qualidade do atendimento apresenta-se como um fator de peso para fazer com que o seu negócio se sobressaia sob os demais. Conquistar e manter clientes é tarefa das mais difíceis para qualquer empresa e no setor de serviços, esta realidade é ainda mais marcante.

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quem é bom de vendas é capaz de vender qualquer coisa para alguém uma vez, mas é a política de atendimento ao cliente adotada pela empresa que irá determinar se os clientes se manterão fiéis ou procurarão o concorrente. Um bom se faz por meio de um bom relacionamento. Especialistas, explicam que um cliente satisfeito conta sobre a empresa ou serviço para apenas duas pessoas, já o cliente insatisfeito conta para cerca de dez pessoas, ou seja, um atendimento ruim repercute muito mais que um atendimento de qualidade. Não adiante você fazer promoções, ou diversificar seus serviços, se você não conseguir fazer os seus clientes voltarem, pois dessa maneira sua empresa não vai gerar lucro por muito tempo. Atendimento de qualidade é aquele que deixa o cliente satisfeito e com vontade de voltar.

São vários os fatores que constituem a prestação de um serviço e o capital humano é o que o mais responsável deles. Todos os colaboradores devem atuar para encantar os clientes, pois quanto mais encantados estes ficarem, maior será o retorno financeiro a todos. Deve-se pensar em sempre superar as expectativas É necessário conscientizar-se, portanto, que o papel de cada colaborador na qualidade do serviço oferecido é significativo.

É nesse aspecto que o Recursos Humanos da empresa entra em ação. Ela deve trabalhar de forma integrada com as outras áreas, sempre condizente com a estratégia da empresa, no intuito de desenvolver ações - treinamento, workshops, que ajudem seus profissionais em um atendimento melhor aos clientes, como: agilidade no atendimento, cordialidade e principalmente, conheça o negócio de sua empresa.

A seguir, uma lista de sugestões simples que vão ajudar a sua empresa a oferecer um bom atendimento ao cliente que certamente fará a diferença entre a sua empresa e a concorrência.

Excelência no atendimento

Esteja sempre pronto para atender seus clientes. Ligações não atendidas podem ser oportunidades de negócios perdidos. Atenda, com eficiência e cordialidade.

Confiança

Só prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer. Entregue ao cliente o estipulado em acordo. Confiança é uma das chaves para a fidelização e um bom relacionamento com o cliente. Ele precisa saber que pode confiar no que você e sua empresa prometem.

Mantenha seus funcionários informados

Sempre informe seus funcionários sob o que acontece na empresa. Não espere que eles consultem uma bola de cristal e adivinhem que a empresa fechou um novo acordo ou que lançará um novo serviço no mercado. Você é o responsável por esta comunicação.

Saiba o que está falando.

Quando em contato pessoal, fale olhando nos olhos do cliente. Quando por telefone, ouça com atenção e intenção real de escutar. Individualize o serviço para cada clientela. Isso passa competência e credibilidade.

Boa imagem

Diz respeito àquilo que os clientes conseguem ver, tais como: estrutura física da empresa, limpeza, apresentação dos funcionários, identificação visual da empresa (site, cartão de visita, folder). A imagem de uma empresa está positivamente correlacionada às expectativas dos seus clientes. Quanto melhor for a imagem de uma empresa no mercado, maiores serão as expectativas dos serviços por ela prestados.

Agora, pensando no atendimento que você oferece aos seus clientes, uma pergunta: você seria seu cliente?

 

Larissa Silveira

Larissa Silveira é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.

www.inriseconsultoria.com.br

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

23 mar 2017


Por Larissa Silveira
Anuncie